Marketing Gestão de vendas: qual o melhor sistema de controle?

Gestão de vendas: qual o melhor sistema de controle?

A comercialização de novos produtos é sempre um desafio no portfólio da empresa. Algumas pesquisas sugerem que o vendedor experiente já sabe como trabalhar a venda de determinado produto e acredita na “venda por si só”. Entretanto, produtos inovadores demandam certo tempo de atualização do profissional, bem como uma adequação do mix de atuação em cada segmento.

Perceba o que dizem Ahearne, Rapp et al. (2010): “a percepção sobre o novo produto muitas vezes está ligada às crenças e aos comportamentos que o vendedor possui e, por isso, a impressão sobre o valor de um novo produto é formada com base nas informações que a empresa oferece e na sua própria compreensão do mercado.”  

Portanto, qual o papel das empresas no sistema de controle de gestão de vendas de novos produtos?

Numa conjuntura em que falta motivação, comprometimento, baixo incentivo e menores comissões, as empresas devem observar o perfil de seus colaboradores para avaliar o melhor sistema, se o foco deve ser em resultado ou em desempenho.

A escolha de uma política de gestão de vendas deve ser discutida com o time de trabalho. O amplo diálogo entre gestores e os vendedores (que estão direto na rua) é a melhor maneira para compreender os anseios do consumidor e as expectativas da empresa perante um mercado muito disputado.

Nos dias atuais, “a capacidade de uma empresa lançar novos produtos com sucesso é fundamental para o crescimento e para a sobrevivência da indústria” (Cohen, Eliashberg e Ho, 1997).

Assim, permanece a premissa: quanto maior o esforço, maior o resultado. Boas vendas.

Deixe um comentário

Related Post

Lojistas do Shopping São José participam de workshop com professor Sérgio Póvoa PiresLojistas do Shopping São José participam de workshop com professor Sérgio Póvoa Pires

Arte e design como inspiração para ações criativas de marketing  Acontece no próximo dia 21 de junho (quarta-feira), a partir das 14h, no Shopping São José a segunda edição do