Sorttie Marketing & Conteúdo Marketing Prioridades de Pesquisa em Marketing

Prioridades de Pesquisa em Marketing

A cada dois anos a American Marketing Association, por meio do Marketing Science Institute publica o Relatório de Prioridades de Pesquisa do mercado de maneira global. Em tempo, compartilho um recorte com algumas macrotendências apontadas no estudo incluindo algumas inferências (de minha autoria).

Segundo o relatório, está havendo um crescimento das análises de dados com inteligência artificial e o marketing digital vem ganhando mais força; o COVID mudou o mindset sobre como os consumidores querem trabalhar e viver movimentando o mercado no que diz respeito a novas tecnologias, produtos e serviços e as demandas ESG (Environmental, Social and Governance) vem ganhando robustez.

Nos últimos anos, as relações entre empresas e consumidores está diferente, bem como o lifestyle, o emprego remoto/híbrido e os próprios modelos de negócio. Estamos vivivendo uma virtualização da experiência de consumo e, com isso, uma reestruturação dos canais de vendas.

No contexto global, as mudanças foram profundas – COVID, Guerra na Ucrânia, tensões na China… trouxeram alterações na cadeia de suprimentos, abertura para novos fornecedores, custos elevados e alta da inflação.

“Gestão financeira, sistemas inovadores de pagamento e métodos mais ágeis de cobrança e entrega estão à todo vapor. As empresas estão, portanto, buscando oportunidades com menores riscos geopolíticos para entregar marcas de valor.

Segundo o relatório, as empresas passaram a focar tanto no stakeholder como na saúde pública, equidade, inclusão (com propagandas segmentadas em minorias), sustentabilidade ambiental, bem como considerações éticas (cultura e valores) e regulatórias (legislação). Fala-se de assistência médica, telemedicina, novas tecnologias alimentares (plantas geneticamete modificadas, carnes vegetais, bioengenharia de proteínas) para reduzir a fome e o consumo de carbono no planeta.

A Responsabilidade Social Global segue forte e está sendo pensada de maneira a agregar valor e oferecer benefícios reais à sociedade. Para os profissionais de marketing é o momento de entender como tudo isso afeta decisões estratégicas gerenciais sem perder de vista o propósito da marca. Como isso pode fortalecer as marcas, aumentando sua rentabilidade e entregando benefícios mensuráveis?

Pois bem, a política de proteção de dados vai de encontro ao big data. Vivemos um grande desafio de dados.

As companhias seguem utilizando métodos multivariados – seja a simples contagem de cliques, clusters, regressões ou mesmo quasi-experimentos (estudo de relações causais em pequenas amostras) baseados em dados de séries temporais procurando predições (padrões e tendências).

As organizações querem entender melhor como os fatores psicológicos afetam as ações de marketing de seus negócios. Falando de digital, métricas de atenção e engajamento estão em pauta. Os resultados são melhores utilizando a inteligência artificial ou campanhas criativas tradicionais? O engajamento do consumidor atual é capaz de gerar uma resposta emocional à marca? Sobre a experiência do consumidor, como o uso da tecnologia pode melhorar ou piorar a jornada de compra se queremos uma conexão humana autêntica e, ao mesmo tempo, buscamos uma resposta de serviço imediata e sem atrito?

Portanto, é importante equilibrar as estratégias de curto e longo prazo buscando resultados imediatos/rentabilidade e também fortalecimento de marca e lealdade do consumidor.

Leia mais: Prioridades de Pesquisa em Marketing 2015

Related Post

Lojistas do Shopping São José participam de workshop com professor Sérgio Póvoa PiresLojistas do Shopping São José participam de workshop com professor Sérgio Póvoa Pires

Arte e design como inspiração para ações criativas de marketing  Acontece no próximo dia 21 de junho (quarta-feira), a partir das 14h, no Shopping São José a segunda edição do