Marketing Casamento, um rito de passagem

Casamento, um rito de passagem

Casamento Amanda e Humberto - foto Adalberto Rodrigues nov 2014

O casamento é um momento importante, principalmente na vida da mulher. É quando elas saem de casa com o propósito de iniciar uma nova etapa a dois. Um sonho, um rito de passagem que quanto mais próximo de se tornar realidade os nervos ficam à flor da pele.

Segundo VanGennep (1977), o rito de passagem é composto por três estágios: preliminar, liminar e pós-liminar, ou seja, o status de noiva passa pela fase de desprendimento de um papel social de mulher solteira, para um estágio de ambiguidade onde busca encontrar um novo autoconceito (noiva/esposa), para o quando se agrega ao novo papel: casada.

Compreender essas etapas pode ajudar (e muito) nessa transição. Para falar em consumo, neste momento a mulher precisa fazer escolhas que talvez nunca tivesse que fazer em outra situação na vida.

A decoração, buffet, docinhos, vestido, viagem de lua-de-mel representam compras de alto envolvimento – onde há diferenças significativas entre os fornecedores e, portanto, um comportamento complexo de compra. Além disso, cada artefato adquirido tem grande valor simbólico.

Segundo Ringold (2005), o consumidor vulnerável é aquele que não compreende suas próprias preferências e/ou não tem conhecimento, habilidade ou liberdade para agir em prol delas. Isso gera uma sensação de insegurança e a diversidade de informações confunde o consumidor.

Por isso, é preciso ter calma para contratar produtos e serviços, porque é só no dia D que a compra de fato se concretiza. Trata-se de uma meta de longo prazo em que ocorre uma mudança de status social, de condição de vida. É um processo social complexo.

Vale observar que a pressão social, perfeição, excesso de tarefas que nunca foram desempenhadas faz com que se gaste mais dinheiro. Por isso, é importante fazer as escolhas certas, confiando em especialistas no assunto.

Deixe um comentário

Related Post

Lojistas do Shopping São José participam de workshop com professor Sérgio Póvoa PiresLojistas do Shopping São José participam de workshop com professor Sérgio Póvoa Pires

Arte e design como inspiração para ações criativas de marketing  Acontece no próximo dia 21 de junho (quarta-feira), a partir das 14h, no Shopping São José a segunda edição do