Arquitetura e Urbanismo,Educação,Turismo “Walkable Communities” em Washington

“Walkable Communities” em Washington

Reading Time: 3 minutes

Recentemente estive visitando o Capitol Riverfront Business Improvement District, um novo conceito de urbanismo. É uma comunidade amiga dos pedestres, ciclistas e do transporte público onde o uso misto prospera. Trata-se de um conceito de mobilidade urbana, com poucos deslocamentos, que começa a fazer parte da vida das grandes cidades americanas.

Um local onde as funções trabalhar, recrear, circular e habitar estão juntas.

Localizada no sul de Washington D.C. ocupa uma área de mais de 3.4 milhões de m² que fica às margens do Rio Anacostia, junto ao antigo Estaleiro Naval, Ministério dos Transportes e ao recém-inaugurado estádio de beisebol do Nationals. No total, serão mais 1,4 milhões de m² de escritórios, 60mil de comércio, 6271 unidades habitacionais e 204 leitos de hotel com um custo estimado de 9,1 bilhões de dólares.

Maquete eletrônica da área

 

Mobiliário Urbano

 

Rua com calçadas generosas e arborização

Igualdade, Fraternidade e Liberdade no Novo Continente

No final do século XVIII, o urbanista francês Pierre Charles L’Enfant, que viajou para a América para apoiar a Guerra revolucionária contra a Inglaterra, começou a pensar na proposta urbanística para ser a capital do novo país. Com o total apoio de George Washington ele propôs uma grande capital com amplas avenidas, praças e prédios públicos inspiradores. Era uma espécie de nova Versalhes no novo continente.

A peça central do projeto de L’Enfant foi um grande “passeio público” onde hoje ainda há uma faixa larga e reta de grama e árvores (o “Mall”, ladeado pelos museus do Smithsonian Institute) que se estende por 2km a partir de Capitol Hill para o Rio Potomac.

Capitol Hill se tornou o centro da cidade a partir do qual avenidas cortam em diagonal com o nome dos estados, através de um sistema de grade. Essas amplas avenidas permitem o transporte fácil e vista de edifícios importantes e praças comuns a grandes distâncias. Praças e parques públicos foram distribuídos uniformemente nos cruzamentos.

Assim, Washington D.C. impressiona por suas edificações neoclássicas e ecléticas, seus museus e monumentos. É um lugar onde o horizonte pode ser visto e sentido, onde há avenidas amplas e bem definidas, onde se pode tranquilamente andar a pé ou de bicicleta. Ou usar o metro e descer na estação L’Enfant Plaza, construída em homenagem a urbanista.

* Esta visita foi feita para acompanhar os alunos IV Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos do ISAE/FGV, curso que coordeno há mais de 4 anos com a School of Business da George Washington University.

Sérgio Póvoa Pires, diretor da Sorttie Soluções Criativas

 

Deixe um comentário

Related Post

Natureza MortaNatureza Morta

Poderia parecer humor negro se não fosse algo muito sério. Algumas das questões mais discutidas hoje em dia são a inovação, a responsabilidade social e a criatividade. Pois tudo isso é um