Introdução
Desde 1993, a Bienal Internacional de Curitiba é um dos principais eventos de arte contemporânea da América Latina, reunindo artistas do mundo todo. Começou como uma mostra de arte e ganhou edições com desdobramentos em áreas como Literatura e Cinema expandindo territórios. Desde 2009, tivemos oportunidade de atuar junto à Bienal em seis edições do evento.
Problema
Promover a Bienal de forma estratégica para atender às expectativas de patrocinadores e parceiros institucionais, garantindo ampla divulgação por meio de assessoria de imprensa, materiais impressos e ações de marketing. Era essencial posicionar o evento como referência cultural, movimentando a cena artística nacional e internacional.
Diagnóstico
Por sua escala e complexidade, com curadoria internacional e múltiplas linguagens artísticas, a Bienal demandava alta organização, profissionalismo e comunicação precisa. Era necessário alinhar informações entre conselho curatorial, artistas, produtores culturais, governo e patrocinadores, garantindo a valorização da arte contemporânea em cada edição.
Desafio
Apurar as informações com acuidade fazendo interface com conselho, artistas, produtores culturais e demais instituições (governamentais e patrocinadores) para promover a Bienal como um espaço de diálogo cultural, inovação artística e impacto educacional.
Açōes Desenvolvidas
Em 2009, iniciamos um trabalho de apoio a comunicação revisando textos de natureza técnica, cartas, ofícios e até o próprio catálogo da Bienal. Neste momento era importante conquistar espaço impresso nas revistas internacionais especializadas (Artforum, Arte All Limite, Art Facts.net) por meio de permutas institucionais.
Em 2011, fizemos um Guia Pocket reunindo todos os artistas, mapas e locais de exposição e atividades paralelas. Neste trabalho editorial foi feita a concepção do conteúdo, edição e revisão de textos e projeto gráfico criativo com distribuição direta para formadores de opinião e venda nos museus como no Museu Oscar Niemeyer (MON).
Em 2013, a assessoria de imprensa ganhou envergadura com um robusto planejamento de comunicação levando em conta datas comemorativas, temáticas, editorias distintas com conteúdo em múltiplas linguagens. Foi realizada uma análise técnica quantitativa e qualitativa de clipping e relatórios de acessos de site e mídias sociais, por exemplo. Além disso, um encarte com as principais novidades foi publicado no maior jornal diário do Estado, a Gazeta do Povo.
Em 2018, foi produzido um material de prospecção internacional de patrocinadores alinhado com um planejamento estratégico do evento. Neste momento, o foco era fortalecer a atuação educativa do evento.
Em 2019, foi realizado um trabalho de consultoria de marketing com escrita de projeto para Lei de Incentivo à Cultura (PROFICE/Salic) contemplando pesquisa e coleta de dados, redação de argumentos e planilha orçamentára detalhada.
Resultados
Ao longo dos anos, a Bienal veio ganhando notoriedade. Edição após edição, o evento tem demonstrado uma linha linha curatorial atual e criativa gerando impactos positivos para aqueles que fazem parte dele. Os materiais impressos facilitaram o acesso do público às informações do evento promovendo a arte contemporânea de maneira irrestrita.
O ano de 2013 foi um marco, pois Bienal conquistou um milhão de visitantes. Somente neste ano, houve um aumento de impacto de mídia gratuita. Foram 709 menções em jornais e internet, 15 em rádio, 69 em tv, 18 revistas de circulação nacional, além de programas especiais e coberturas jornalísticas das principais universidades do Paraná.
Como trata-se de um evento que envolve toda a cidade, a captação contínua de novos patrocinadores sempre foi fundamental para a sustentabilidade do projeto. O cunho educativo com visitas guiadas e difusão de atividades para estudantes de escolas públicas e privadas, garantiu uma visão de futuro pensando na formação de plateia e acesso à cultura de maneira democrática. A realização de cada edição só é possível por meio da renúncia fiscal (Lei Rouanet).
Portanto, nossa atuação ao longo de seis edições da Bienal Internacional de Curitiba fortaleceu sua relevância cultural e ampliou seu impacto no cenário artístico global. Por meio de estratégias integradas de comunicação, marketing e captação de recursos, o evento não apenas conquistou maior visibilidade, mas também reforçou seu papel como catalisador de experiências artísticas e educacionais, impactando milhões de pessoas.
Saiba mais: Guia Pocket da 6ª Bienal de Curitiba e Bastidores da Bienal