Administração Mãe Susan

Mãe Susan

Reading Time: 3 minutes

Bernardo Pastega Detzel de 11 anos é o sortudo filho de Susan Pastega, essa minha amiga desde a época de colégio. Sua carreira profissional começou na Administração, mas lembro-me bem do seu talento nas aulas de História, no teatro e, definitivamente, na comunicação (não deixe de assisti-la nesse TEDx). Cada dia percebo que muitos dados levam a pessoas. Trago aqui um pouco da sua visão sobre a vida e o trabalho.

Esta é a primeira entrevista que representa uma singela homenagem a mulheres de fibra que admiro nessa jornada. Feliz Dia das Mães 🙂

O que significa trabalho para você?

É mostrar para o mundo minhas habilidades de comunicação e aplicar tudo o que aprendi na academia. Significa conquistar coisas com estas habilidades. Seja as conquistas financeiras como pagar uma viagem ou comprar minha casa, seja as pessoais como ser promovida ou receber um feedback positivo.

Quais competências gostaria que seu filho aprendesse para atuar com sucesso no mercado de trabalho?

Comunicação e trabalho em time. O resto são habilidades que podem e devem ser desenvolvidas no próprio mercado de trabalho. Mas como se comunicar de maneira assertiva e eficaz, e inteligência interpessoal, leva mais tempo e faz muita diferença.

Conciliar carreira e família é sempre um desafio. Qual sua dica de ouro para que tudo funcione bem?

Saber quais pratos derrubar. No meu caso, um trabalho com jornada flexível em que sou dona da minha agenda ajuda muito a contornar um dia difícil pessoalmente. Se meu filho precisa de mim, ele é minha prioridade e vejo quais reuniões delegar ou quais posso fazer no café da aula de natação dele.

Como foi sua formação? Como entende o poder da educação atual no futuro do seu filho?

Minha formação foi em um colégio católico e acredito que esta base foi fundamental. Menos a parte religiosa e mais o olhar aprofundado de entendimento do outro, de compreensão e empatia. A educação que meu filho recebe hoje no ambiente escolar é um marcador definitivo de sucesso. Não pelos indicadores acadêmicos, mas porque as crianças passam muito tempo neste ambiente coletivo, aprendendo a viver o coletivo.

Qual foi a principal questão que você passou a compreender depois que se tornou mãe?

O quanto meu tempo é escasso e importante.

O que sua mãe lhe ensinou de mais precioso?

A olhar a vida com leveza e sentir as coisas bonitas com uma visão mais otimista. Faço menos do que deveria, confesso.

Qual pensa ser o seu legado para seu filho?

Que ele entenda que a vida é sobre se aventurar e se divertir, mas sempre com pé no chão de construir nossa base com firmeza. E não esquecer nunca de se maravilhar.

Para finalizar… E você se parece com quem? Com sua mãe? Ou com seu pai?

Sou meu pai em formato de Susan 🙂

Susan é mestre em gestão de riscos pela Universidade de Nova Iorque, atualmente é gerente sênior de tecnologia no Grupo Boticário. Possui mais de dez anos de experiência no setor financeiro e de tecnologia, tendo atuado como executiva sênior no EBANX e com passagem prévia no HSBC. Projetou e implementou estratégias de prevenção de fraudes e ocupou o cargo de Compliance Officer na América Latina, no Caribe e em Singapura.

 

Related Post