Rafael Tortato

Segundo o economista e consultor de empresas Rafael Tortato, o empreendedor bem-sucedido é aquele que tem atitude. É quem coloca em prática os seus sonhos e ideias, seja nos negócios ou na vida pessoal.

Que rotinas o empreendedor deve ter para transformar seu negócio em realidade?
Ouvir o mercado! Isso não quer dizer, apenas fazer pesquisas de satisfação, opinião ou críticas com seus clientes, parceiros e fornecedores. É trabalhar para identificar, com antecedência em relação aos seus concorrentes, o que o mercado deseja. Sim, por incrível que pareça, o cliente sabe o que quer! Ao empreendedor cabe criar a forma de apresentar as soluções que atendam aos desejos e necessidades do mercado.

O empreendedor tem tempo para estudar?
Num mundo de grandes transformações em curtos espaços de tempo, é necessário que o empreendedor encontre tempo para se preparar. Nesse tempo, é necessário selecionar as informações relevantes e de qualidade. O empreendedor precisa ter uma formação multidisciplinar e estudar deve ser uma prioridade.

Para o empreendedor, qual a importância de se estabelecer alianças e parcerias estratégicas?
A união de talentos e a complementaridade de competências são fundamentais. Ninguém faz nada sozinho!

Para você, o que é ter criatividade nos negócios?
É fazer diferente, ousar. Conheci esses dias uma jovem que está famosa em Nova Iorque vendendo brigadeiro. Transformou em oportunidade uma receita da avó e do conhecimento de todos nós que é super simples e conseguiu apresentar ao mercado norte-americano como um produto diferenciado, criou um blog My Sweet Brigadeiro, embalagens diferenciadas, fez brigadeiros com variações de sabores e virou notícia no The New York Times. Isso para mim é um exemplo de criatividade.

Se você tem outras dúvidas e gostaria de conversar com o Rafael Tortato, participe do Ciclo de Palestras ASEP: Empreendedorismo e Superação de Desafios.

Serviço:
Ciclo de Palestras ASEP: Empreendedorismo e Superação de Desafios
Data: 7 de junho de 2011
Horário: 19h30
Local: Auditório Blaise Pascal (anexo à Biblioteca PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155)
Inscrições: Gratuitas (vagas limitadas)
Informações: contato@sorttie.com.br