Há alguns anos estive na ExpoApras para uma visita técnica. O retorno hoje foi muito interessante pois, além de encontrar amigos queridos, pude observar o engajamento do setor supermercadista. Iniciei a visita com a palestra da Paula Harraca conversando sobre conceitos de marketing que reiteram a importância das vendas com o olhar do consumidor. Chamou atenção o enfoque sobre a Cultura Organizacional a qual deve estar em primeiríssimo plano, apontando o propósito único de cada empresa.
Grande mix de marcas
Sempre confortante encontrar referências, mas ao mesmo tempo tenho curiosidade sobre o novo. Conheci o Plant Power, uma espécie de suco a base de água de coco. E, logo fiquei entusiasmada com mais de 80 expositores da Came (Confederação Argentina de Médias Empresas) com destaque para o Cafettino, uma fábrica de cápsulas reutilizáveis.
A Bettanin apresentou sua linha de produtos de limpeza Sense e a Lanossi no segmento beauty care. Já no estande da Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos) tinham vários produtos de Pinati, Produza Foods e Korin.
Não faltou food service (Eat´s Good), armazenamento e embalagens (Biopol), projetos de layout de loja (Paraná Frigor), equipamentos (Bmais) e cooperativas (Sistema Ocepar). Todos se divertiram com os personagens das marcas, teve Tony, Paloma e Emili (criada pela curitibana Spirit).
Alguns apresentaram catálogos em qrcode para facilitar a comunicação, utilizaram jogos para um maior envolvimento com os visitantes e tinham alguns chefs fazendo degustações de produtos. Enfim, quem participou da feira certamente saiu de lá com algum negócio engatilhado e muitas ideias para implementar.
A ExpoApras 2024 teve feira, palestras, fóruns e painéis com especialistas e aconteceu de 16 a 18 de abril, no Expotrade, em Pinhais envolvendo grande parte do setor supermercadista do estado do Paraná.