Educação,Infantil,Marketing,Psicologia Dia das Crianças provoca crescimento de 15% na venda de brinquedos*

Dia das Crianças provoca crescimento de 15% na venda de brinquedos*

O brinquedo sempre foi o campeão de preferência das crianças quando se fala em presentes. Nada de roupa, perfume ou calçado, é o que indica a pesquisa “O comportamento do consumidor no ato de presentear” (Rio Grande do Sul, 2008).

Aluna do Centro Educacional Infantil Colméias

Aluna do Centro Educacional Infantil Colméias

O presente pode ser de caráter utilitário ou hedônico. Compramos presentes pelo prazer de satisfazer o outro, um ritual de caráter emocional, que envolve amor e também a criação de extensões de si mesmo para o outro.

A escolha do melhor presente depende da faixa etária da criança, do sexo, do grau de parentesco do comprador (pai, mãe, tio, avó, amigo), da intensidade de relacionamento, da ocasião e das características de cada personalidade – quem compra e quem recebe.

Levando em conta que é na infância que se desenvolve a base intelectual, emocional e moral dos pequenos, o especialista em marketing para crianças, James U. McNeal (1992) apontou algumas Fases de Socialização da Criança com o Consumo:

1ª Fase de Observação (0 a 2 anos): análise do comportamento dos pais
2ª Fase de Solicitação (2 anos): a publicidade já é um estímulo significativo
3ª Fase de Seleção (3 anos e ½): a memória já tem papel importante para diferenciar o gosto por determinado produto
4ª Fase de Compra Conjunta (5 anos e ½): a criança já é capaz de fazer suas próprias compras com ajuda, pois começa a perceber que a compra pressupõe uma relação de troca que envolve dinheiro.
5ª Fase de Compra Independente (8 anos): criança já é um consumidor independente.

Segundo Aires Leal Fernandes, Diretor de Marketing da Brinquedos Estrela, “O brinquedo é um reflexo da sociedade. Usamos nossa expertise, de 75 anos de mercado, para analisar os rumos comportamentais da sociedade a fim de verificar tendências para o mercado de brinquedos.”

Aires Leal Fernandes

Aires Leal Fernandes

“Visitamos também as mais importantes feiras de brinquedos no mundo para também apurar novidades, práticas e tendências que vêm sendo constatadas em outros países.”, completa Fernades.

O presente tem um significado simbólico de afeto. Os adultos buscam presentes educativos ou que estimulem a criatividade e o desenvolvimento da criança, preferencialmente com opções contemporâneas capazes de refletir a personalidade da criança. É o que indica a pesquisa “The gifts we give for children”, feita em 2008, na Nova Zelândia. Estudo que corrobora o caráter social de que o ato de presentear tem a ver com relacionamento do que qualquer outra coisa.

 * Previsão de vendas da Brinquedos Estrela, maior fabricante de brinquedos do país.

Deixe um comentário

Related Post

Mestres em administração da Euromed recebem diretor da Sorttie para curso em MarselhaMestres em administração da Euromed recebem diretor da Sorttie para curso em Marselha

Pelo terceiro ano consecutivo, o diretor da Sorttie Soluções Criativas, Sérgio Póvoa Pires é convidado pela Euromed Management Marseille para ministrar curso para os alunos de mestrado em Administração. Segundo pedagógica de programas