Neste Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, compartilho algumas ideias do fantástico Dr Daniel Becker que tive o prazer de ouvir e me emocionar em Curitiba.
Ele nos lembra que “criança vem para nos levar para um mundo de amor, de brincadeira. Nós humanos somos natureza, a criança precisa do movimento e se conectar com o território natural do brincar.”
Nossos filhos estão vivendo um momento em que as telas tem sido protagonistas do seu dia a dia. Estão obesos, deprimidos, com crises de ansiedade, individualistas. Vivemos o sedentarismo cognitivo – perda gradual das funções mentais, parentalidade ausente, vemos crianças oprimidas.
Devemos resgatar a leitura no papel, fazendo a criança realizar o exercício de imaginar. “A leitura é a forma de construção da nossa civilização.” Precisamos nos reconectar, dar exemplo e voltar a ocupar os parques, as praças, a promover encontros e trocas reais não virtuais.
“O manual do seu filho está dentro dos olhos dele”
Indicação de leitura: “A geração ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais” de Jonathan Haidt
Indicação de TED: “iGen: The Smartphone Generation” por Jean Twenge: https://youtu.be/UA8kZZS_bzc?si=ANnR7trbGuMcrKmN
Indicação de documentário: “Anatomia do post” (https://globoplay.globo.com/anatomia-do-post)
Parabéns pela iniciativa Taba Coré.
