Administração,Marketing,Negócios Prioridades de Pesquisa em Marketing 2015

Prioridades de Pesquisa em Marketing 2015

Reading Time: 2 minutes

A cada dois anos, o Marketing Science Institute aponta algumas diretrizes de atuação nos estudos e pesquisas para o desenvolvimento da academia em conjunto com o mercado internacional. Conheça algumas das prioridades de trabalho e reflexão que podem servir de inspiração para os trabalhos de Marketing em 2015.

1Com o avanço das tecnologias, uma das primeiras prioridades é compreender o cliente e sua experiência de compra. Por exemplo, quando assistimos a novela das nove ou qualquer outro programa de tv com o celular e o tablet nas mãos o que isso significa? O mundo multi-tarefas veio com a geração Y e temos que compreender como as multi-mídias, os multi-canais, as multi-telas influenciam nossos hábitos de consumo… Como engajar o consumidor neste novo processo de compra?

“Consumers are more empowered than ever”

Com tanto volume de informação, como as empresas podem aproveitar este conteúdo para cruzar dados e incrementar seu conhecimento sobre as pessoas? E são elas que importam, as pessoas.

“1 + 1 é mais que 2”

A segunda prioridade consiste em aproveitar as tecnologias digitais, sociais e mobile, pois elas nos instigam a um continuado processo inovativo. Buscar pequenas soluções que facilitem a vida do consumidor passam a ter grande valor num ambiente conectado.

Como medir e comunicar o valor das atividades e investimentos em marketing. Um dos grandes desafios, por exemplo, é dimensionar quanto vale um programa de treinamento de colaboradores. Qual o impacto sobre o seu negócio e o quão forte é uma boa capacitação para o desenvolvimento do seu segmento de atuação? Isso perpassa o próprio desenvolvimento da excelência de marketing das organizações repensando e reorganizando processos e estruturas de maneira integrada. Aqui técnicas de storytelling podem contribuir.

A terceira prioridade diz respeito a inovação de produtos, serviços e mercados. Como as empresas conseguem antecipar e se adaptar a novos modelos de compra? Essa não é uma discussão tão recente. Vale refletir com John Naisbitt, o ex-executivo da IBM que já falava sobre o uso de novas tecnologias em seu livro High Touch High Tech (1999). Vivemos o momento do redesign, da co-criação, do crowdsourcing e do employee input, portanto conecte-se com empresas interessantes.

Enfim, qual são as regras de conduta entre consumidores e empresas? Qual o nível de lealdade, transparência e responsabilidade social para sejam atendidas as expectativas de troca entre eles. O que influencia na sua decisão?

Juliana Ceccatto, professora no MBA em Gestão Estratégica de Marketing (Uninter) 

Deixe um comentário

Related Post

Natureza MortaNatureza Morta

Poderia parecer humor negro se não fosse algo muito sério. Algumas das questões mais discutidas hoje em dia são a inovação, a responsabilidade social e a criatividade. Pois tudo isso é um