Entre os dias 20 e 22 de maio, Curitiba irá receber um dos maiores eventos Internacionais de Marketing: o EMA 2012, promovido pela ANPAD. Este ano, o destaque vai para os seminários internacionais ministrados pelos professores Eduardo Andrade (Haas School of Business – University of California, Berkeley) e Adam Brasel (Carroll School of Management – Boston College).

Professor Eduardo Andrade

O evento atesta a consolidação, o avanço e a fecundidade dos estudos em Marketing no Brasil, abrindo oportunidade para que os acadêmicos possam divulgar e debater artigos específicos da área. Este ano, a UFPR e a PUC-PR irão apresentar 12 trabalhos de pós-graduação no evento. Além disso, as duas universidades tem participação ativa na ANPAD, consolidando suas posições como escolas de destaque nacional e internacional na pesquisa e pós-graduação em Marketing.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR, Paulo Henrique Muller Prado, “a participação dos professores nos Programas de Mestrado e Doutorado, da UFPR e da PUC-PR, é uma forma de ampliar seus horizontes e pensar numa perspectiva internacional em suas dissertações e teses.” Tanto Andrade, quanto Brasel já colaboram em projetos nas duas universidades.

O poder das emoções

O primeiro seminário, do Prof. Eduardo Andrade (Professor Associado de Marketing – Haas School of Business – University of California, Berkeley), “The Role of Emotions on Consumer Decision Making”, terá como tema central a discussão de como as emoções dos consumidores influenciam seus julgamentos e suas escolhas.

Este é um tema que está em voga tanto em pesquisas acadêmicas quanto para a prática do marketing. A proposta é discutir com estas relações podem se dar pelas respostas afetivas associadas a um objeto (produto, serviço, marca, etc), associadas a decisão (na compra deste produto ou serviço), ou associadas a experiência de consumo destes (olhando a ambientação, o atendimento, entre outros).

 Seus trabalhos são reconhecidos mundialmente como de grande relevância para a área de comportamento do consumidor. Recentemente recebeu o Prêmio Early Career Award pela Association for Consumer Research (ACR) e Marketing Science Institute (MSI), que reconhece os professores que tem maior contribuição para o tema.

 Uso da mídia pelos consumidores

O segundo seminário, do Prof. Adam Brasel (Professor Associado de Marketing – Carroll School of Management – Boston College – USA), “The Changing Face of Media Choice and Consumption” será focada em questões ligadas a mídias e o uso das mídias por parte dos consumidores.

Professor Adam Brasel

Ele irá discutir como a interatividade e ambientes multitarefa provocam grandes modificações nos paradigmas atuais utilizados pelas empresas e nos pressupostos que norteiam as teorias sobre eficiência da propaganda.

Esta perspectiva sugere novas formas de explicação através de procedimentos qualitativos e focados na construção através da observação e vivência, o que apresenta muitas oportunidades para pesquisas acadêmicas e novas abordagens para a prática.

Também pode oferecer novas perspectivas para a regulação e políticas públicas para estes tipos de mídia. Os trabalhos do professor Brasel ganharam prêmios em congressos e revistas internacionais e os resultados de suas pesquisas já foram divulgadas no USA Today, Wall Street Journal, New York Times, Wired e Popular Science.

Os grandes temas abordados no V EMA serão: Comportamento do Consumidor, Cultura e Consumo, Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing, Estratégias de Marketing, Marketing de Serviços e de Relacionamento, Marketing e Sociedade, Varejo, Canais de Distribuição e Gestão de Preços, Gestão de Produtos, Marcas e Comunicação, e Marketing: Inovação, Tecnologia e Interatividade.

Serviço:
Encontro de Marketing
Data:
20 a 22 de maio
Horário: 13h às 19h30 (dia 20) e 8h às 19h30 (dias 21 e 22)
Local:  – Av. Sete de Setembro, 4211 (Curitiba-PR)
Informações: www.anpad.org.br  I (21) 2138-9276 I secretaria@anpad.org.br