Maurício Medeiros Knaipp

Vindo de uma família de professores de educação física, Maurício Medeiros Knaipp seguiu a profissão pois sempre se encantou com a prática esportiva. A vontade de estar em movimento o transformou em professor de educação física (UFPR) com uma série de estudos de pós-graduação pela Universidade Gama Filho.

Desde 2011, possui a K&Z Centro de Treinamento Físico, uma academia que oferece treinamento personalizado com aulas individuais ou pequenos grupos com o propósito de ajudar as pessoas a promoverem sua saúde.

Knaipp é especialista em musculação e treinamento de força, nutrição esportiva, fisiologia do exercício e biomecânica, competências que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira e que conta um pouco mais em entrevista a seguir.

Qual a importância de se estar em movimento?

Desde os primórdios o ser humano está em movimento. Esta condição fez com que prevalecêssemos sobre outras espécies adaptando-nos ao meio onde vivemos.

Com a chegada da tecnologia nossa vida ficou cada vez mais fácil, sem que precisássemos tanto do movimento. Entretanto, os benefícios da tecnologia trouxeram também problemas provocados pela falta de atividade.

A maioria das doenças ortopédicas são provocadas pela inatividade, ou seja, a diminuição da nossa função cardiorrespiratória, da função musculoesquelética e até das funções cognitivas. Por estes motivos precisamos de uma atividade física regular, qualquer tipo de atividade.

Existe muitas divergências nas escolhas das atividades pela comunidade médica e cientifica, porém todos são unânimes em dizer que a atividade física é fundamental para a melhora das funções corporais.

Quais os principais grupos musculares que mais precisamos movimentar?

Exercícios que ocupam grandes grupos musculares são os mais recomendados para uma melhor utilização do corpo de uma forma geral. Em uma academia, facilmente, as atividades ofertadas são suficientes. O agachamento, a barra fixa e a flexão de braço são os melhores exercícios, pois são três movimentos básicos que movimentam a maioria dos músculos corporais.

Quais são os passos para uma vida saudável?

A busca pela vida saudável é um processo de mudança principalmente de hábitos pré-existentes. Uma das maneiras de iniciarmos uma mudança de hábito é o início da prática de algum tipo de atividade física moderada. O principal exemplo é uma caminhada em um horário determinado, pois precisamos de uma rotina para melhorar nosso desempenho. Outro ponto é iniciar uma alimentação mais equilibrada, aumentando progressivamente a ingestão de frutas, verduras e saladas, diminuindo o consumo de doces, refrigerantes e alimentos processados.

K&Z Centro de Treinamento Físico
Rua Fábio de Souza, 449 I Santa Quitéria I Curitiba-PR
Contato: 41 99917-6711