Design Thinking
O cara não dá, ele é tom.

Inspiradora. Extremamente inspiradora. E muito divertida a palestra de Tom Kelley, CEO da IDEO, a mais renomada empresa de design da atualidade.
A começar por sua figura. Parece ter saído dos filmes dos irmãos Marx. Só que em technicolor. Sempre se apresenta com uma gravata e meias listradas.

Tom Kelley , um americano comum, nascido em Akron, Ohio – velha capital americana da borracha, saiu do comum. Mudou-se para San Francisco/California e bebeu na fonte. Estudou na Haas School of Business da University of California Berkeley. Fundou com seu irmão a IDEO em Palo Alto, meca dos “Nerds”,no Vale do Silício. De lá para o mundo foi um pulo.

De 50 passou a ter pelo menos 500 colaboradores. Em pouco mais de três décadas, a Ideo desenvolveu cerca de quatro mil produtos e serviços, registrou por volta de mil patentes para 267 empresas e ganhou 350 prêmios internacionais. Nike, Apple, Oral-B, 3M, Nike, Kodak e Pepsi estão entre os seus clientes. Nos deu vários exemplos de como encarar o desafio que é inovar:

1. “Seja um eterno aprendiz e um observador arguto do dia-a-dia.”
2. “Cerque-se de gente competente, trabalhe em time e em rede.”
3. “Tenha um reverse mentor, alguém mais jovem que você com que possa trocar idéias e ver o mundo de outro jeito.”
4. “Promova Design Experiences.”
5. “Seja a tendência.”

Um bom caminho é dar uma olhada nos seus dois principais livros – The Art of Innovation e 10 Faces of Innovation.

Sérgio Póvoa Pires