Dr. Ozires

Dr. Ozires Silva em frente ao painel de caricaturas desenhado durante a cerimônia de entrega do Prêmio

Na semana passada Dr. Ozires Silva veio a Curitiba para a entrega do prêmio que leva seu nome. O nome de um dos maiores empreendedores do país que já foi ex-ministro da Infraestrutura, fundador da Embraer e ex-presidente da Petrobrás.

O 7° Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável teve 19 projetos contemplados, dentre eles “As Aventuras de Bomberix” um jogo sobre preservação de florestas feito por um estudante paranaense; Cultivando Água Boa e Água: Conhecimento para a Gestão (da Itaipu Binacional) e o programa “Cuide-se+” sobre prevenção de doenças do Senai-PR.

Representantes de Santa Catarina venceram as categorias ambiental, social e econômica com os projetos sobre a “Recomposição da Vegetação em um trecho da Orla da Praia na Figueira” em Itapoá; a “Geração de Renda” que a Dudalina promove com a reutilização dos retalhos de suas camisas da fábrica de Blumenau; e também o projeto “Eu que fiz” da Selecta/Duas Rodas (de Jaraguá do Sul) que ensina pessoas carentes a produzir e comercializar chocolates.

O prêmio não se restringiu ao Sul do país, pois entre os mais de 90 inscritos figurou o projeto “Piscicultura sustentável: dos resíduos à geração bionegócios” (da Piscis) que veio de Jaguaribara-CE para receber uma menção honrosa sobre o trabalho de extração de óleo de tilápia que realiza no Açude Castanhão.

Confira estes e outros bons exemplos de empreendedorismo no site oficial do Prêmio.