Maestro Alessandro Sangiorgi

Esta ópera cômica se passa no escritório do Empresário Franco, que depois de fazer cabala e numerologia, transforma-se no poderoso Sr. Frank. É quando ele conhece Antenor, um riquíssimo investidor que decide fazer uma proposta irrecusável: montar a maior ópera de todos os tempos.

Entretanto, sua entourage não é, digamos assim, tão fenomenal. Na verdade, ele e a otimista Senhorita Kling, sua assessora para assuntos de business, vivem as maiores agruras para gerenciar sua problemática trupe de artistas, especialmente Madame Herz e Mademoiselle da Silvah.

Madame Herz é uma cantora experiente, reconhecida por sua bela voz e pelo terrível temperamento. Já a impetuosa Mademoiselle da Silvah, está recém chegada dos Estados Unidos, onde estudou canto lírico. Não precisa dizer que este duelo entre as prima-donnas irá durar algumas árias como a fervorosa  Rainha da Noite, da “A Flauta Mágica” de Mozart.

Qualquer semelhança com a vida real, não é mera coincidência. Os textos originais são pertinentes aos costumes do século XVIII (época de ouro dos vaudevilles), e por isso, raramente são gravados ou apresentados, ficando aos novos produtores a incumbência de traduzir este gênero tragicômico para o século XXI.

Para a coodernadora geral Cristine Marquardt “o desafio desta ópera foi justamente propor uma leitura interessante e atual, de maneira que as pessoas  compreendam a história, as nuances musicais e teatrais. Temos certeza que  o público irá se divertir.

Este projeto é uma produção do Observatório das Artes e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incetivo à Cultura.

História
O Empresário é uma pequena ópera de Mozart, que foi composta para um concurso em Viena, em fevereiro de 1776. Entretanto, a vencedora foi “Prima la musica e poi le parole” de Antonio Salieri, famoso rival de Mozart no filme “Amadeus” (vencedor de 8 estatuetas do Oscar 1985).

Elenco
Direção artística e musical: maestro Alessandro Sangiorgi (Itália)
Direção cênica e adaptação de texto: José Brazil
Coordenação geral: Cristine Marquardt
Sr. Frank: Maurício Vogue (ator)
Senhorita Kling: Rosana Stavis (atriz e cantora)
Madame Herz: Carla Domingues (soprano)
Mademoiselle da Silvah: Anna Spadonni (soprano)
Antenor: Cleyton Pulzi (tenor)
Luís Bufonne: Marcelo Dias (barítono)
Músicos: Alexandre Brasolim (violino), Juliane Weingartner (violino), Leila Taschek (viola), Samuel Pessatti (violoncelo), Maria Helena Salomão (contrabaixo), Paulo Barreto (oboé), Fabrício Ribeiro (flauta), André Erhlich (clarinete), Jamil Bark (fagote), Edivaldo Chiquini (trompa), Marco Xavier (trompete) e Marcio Szulack (percussão)
Adaptação musical: Alexandre Brasolim

Promoção de ingressos: http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=1387

Serviço:
Opera Ilustrada – O Empresário
Compositor: W. A. Mozart
Data: 3, 4 e 5 de junho de 2011
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 I 3321-2840 I Curitiba-PR)
Ingresso: R$15 ou R$7,50 (1kg de alimento não perecível) e no dia 5 (entrada gratuita).
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br