Curitiba é a primeira cidade do país a receber a exposição de joias que compõe a coleção 2010 da Anglogold Ashanti. Quem participa desta mostra é o designer Sérgio Póvoa Pires que mostra a peça “Big Bang”, feita em ouro branco, amarelo e ouro rosa desenhada especialmente para o concurso. Este arquiteto curitibano foi um dos mais premiados designers que já participou do concurso, tendo suas joias em três catálogos Anglogold: o colar “15 metros” (2002), o conjunto de broche e anel “Braile” (2002) e o “Colar Paraná” (2005). Em 2011, Pires apresenta, com exclusividade, o brinco Big Bang” inspirado na peça homônima de 2010. Segundo ele, “esta peça fará parte de um novo produto que estamos desenvolvendo com a Sorttie: o Beauty Pack. Trata-se de uma nova experiência para a mulher moderna que adora estar sempre bonita. É um pacote que inclui uma joia exclusiva e uma produção completa de hair stylist, make up e fotografia em estúdio.”

Criatividade e ousadia
A coleção Big Bang tem o formato de um cone, uma Gaiola Cósmica, que traz o conceito de uma conexão cósmica do universo com quem veste a joia. Assim, é a partir dos chakras da cabeça por onde fluem as principais energias do universo, diretamente com as forças da criação do mundo, fazendo parte deste todo.

A Gaiola Cósmica foi toda confeccionada em ouro branco fosco, com uma calota, feita em ouro branco polido. Esta calota significa a Flutuação Quântica. Na Gaiola ainda estão representados, na forma de esferas que podem girar, os planetas (ouro amarelo), as estrelas (ouro branco) e a primeira estrela (ouro rosa) que fica deliberadamente posicionada sobre a testa da pessoa que a está usando. Esta estrela rosa representa o grupo das primeiras estrelas que foram formadas a mais de 400 milhões de anos.

O Big Bang
O conceito da sincronicidade desenvolvido por Carl Jung define acontecimentos que se relacionam não por relação causal, mas por relação de significado. O que rege o universo é uma lei determinista de sincronicidade (tema do concurso Anglogold Ashanti Auditions 2010). Se um sistema com duas partículas formadas num mesmo evento (por exemplo, um fóton dando origem a um conjunto elétron/posítron) faz com que elas sejam sempre sincrônicas. O Big Bang formou um Universo de partículas sincrônicas, em formando uma teia de relações interligadas. Assim, surge a joia Big Bang inspirada nos mais de 13 bilhões de anos, em que os planetas, estrelas, nebulosas e galáxias foram formadas.

Sérgio Póvoa Pires nasceu em Curitiba (1952), é arquiteto, urbanista e aquarelista. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, tem especialização em Planejamento Urbano na Alemanha. Sua carreira como designer de joias começou com o “Broche para mulher executiva”, selecionado para compor a coleção no Designer Fórum De Beers.

Veterano do maior concurso de joias em ouro do mundo, o Anglogold Ashanti Auditions. É o único curitibano que teve pecas selecionadas por tres vezes, fazendo parte das colecoes desde 2002 (com o colar “15 metros”, o conjunto de broche e anel “Braile” e o “Colar Paraná”). Em 2006, desenhou o “Coração de Ouro”, uma peça exclusivamente criada para leilão beneficente da Fundação Pró-renal. Criou a uma coleção inspirada nas marcas dos pneus Yokohama, entitulada de “Marcas da Identidade”, que circulou em desfiles de moda no Equador. Já teve trabalhos expostos na Bienal Internacional de Design de Saint-Etienne (França) e no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo).

Ministra cursos e profere palestras no Brasil (Curitiba, Belém, Brasília, Florianópolis, Manaus, Olinda, Parati, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), Europa (Alemanha, Espanha, Grécia, Holanda, Finlândia, França, Polônia), Canadá, México, Estados Unidos (Cincinnati, Columbia, São Francisco, Washington), Japão e América do Sul (Colômbia, Peru, Venezuela).

Serviço:
Anglogold Ashanti
Data: 14 de julho a 6 de agosto
Horário de visitação: 3ª a 6ª das 10h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Local: Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, 915 I tel.: 3321-4798  I Centro I Curitiba – PR)
Informações: www.cam.cultura.pr.gov.br