A Lemon School acaba de lançar o Curso de Jornalismo Criativo, com foco em reportagem e apresentação de TV e web. As aulas começam no dia 10 de agosto com a proposta de oferecer um ensino complementar à formação universitária com a marca da criatividade e da inovação.

Nas aulas teóricas, os alunos aprenderão os conceitos fundamentais para o exercício do jornalismo frente às câmeras em oficinas de redação criativa, aprenderão também como se vestir bem para o vídeo, editar, se maquiar, escolher o figurino e terão aulas de  preparação corporal  e exercícios de fonoaudiologia. Nas aulas práticas, desenvolverão um portfólio composto de reportagens de rua e apresentações de estúdio, além de visitas técnicas à Tv Sinal, É-Paraná, RICTV e GW Comunicação.

O curso vai além do jornalismo tradicional. A ideia é fazer o aluno pensar em novos formatos para a profissão, tendo em vista o aperfeiçoamento e a adequação às novas mídias e a utilização de recursos capazes de despertar um novo olhar para o fenômeno da notícia.

Para o coordenador do curso Luiz Andrioli, “para quem quer trabalhar com audiovisual, é ainda mais importante o trato com todas as formas de comunicação e artes, já que o meio é o mais impactado pela convergência das mídias”.

Segundo o diretor da Lemon School, Marcos Pamplona “nosso objetivo é fazer com que o comunicador consiga despertar o interesse do telespectador de maneira inteligente e criativa, evitando a obviedade e o lugar-comum.” As inspirações da escola para a criação deste curso vieram de expressões artísticas como as artes plásticas, a literatura, o cinema, a música e o teatro. Além de estar preparado para atuar na tv, o aluno terá acrescentado conteúdo ao seu próprio repertório através de discussões a respeito de política, economia, relações internacionais, esportes, história e filosofia.

Luís Nachbin (Canal Futura) afirma que é “ótima a iniciativa da Lemon em oferecer um curso que possa multiplicar as perspectivas dos futuros diretores, editores-chefes, produtores executivos, produtores de campo, repórteres, cinegrafistas, editores. O audiovisual de não ficção pode informar mais e melhor, se se auto-permitir um pouco de arte.”

Corpo Docente
Luís Nachbin (Canal Futura), Luiz Andrioli (RICTV), James Alberti (RPC), Cristina Graeml (RPCTV/ÓTV), Alloyse Boberg (RICTV), Valquiria Melnik (RICTV), Raphael dos Anjos (Rede Massa), Paulo Galvez (TV Sinal), Daniele Almeida (Fonoaudióloga), Mozart Machado (Rede Massa), Guto Pasko (GP7 Filmes), Paulo Curt (Tv Brasil Sul), Ney Hamilton (TV Sinal), Wianey Pinheiro (GW), Carmen Sunyê (GW), Lara Mota (TV Record), Jean Ribeiro (TV Record) e Gilmara Von Kruguer (Maquiadora RICTV).

Sobre a Lemon
A Lemon surgiu em 2006 e é reconhecida por oferecer cursos inovadores na área de comunicação. A escola utiliza temas como artes, design, tendências, comportamento e suas múltiplas relações para contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus alunos. A Lemon é um espaço para novas profissões, novos olhares e novas pessoas. Para a coordenadora de marketing do HSBC Brasil, Rachel Sperb, “acho fantástica a proposta da Lemon, porque as aulas são encontros com profissionais experientes, que atuam na área, e que trazem para dentro da sala não apenas a técnica, mas seu dia a dia.”

Serviço:
Curso de Jornalismo Criativo – Lemon School
Carga horária: 134 horas/aula (incluindo 10h de equipamento de produção de vídeo)
Data: 10 de agosto a 3 de dezembro
Horário: 19h30 às 22h (4ªˢ e 5ªˢ feiras) e 13h às 18h (um sábado por mês com professores convidados)
Local: Lemon School (Rua Fernando Amaro, 154 – sala 905 A I Alto da Glória I Curitiba-PR)
Investimento: R$ 3.750,00 e R$ 160,00 (taxa de matrícula)
Formas de Pagamento: 6 x R$ 625,00 ou 4 x R$ 891,00 (cheque, cartão ou boleto bancário) ou à vista com 10% de desconto (R$ 3.375,00)
Obs.: Os cinco primeiros inscritos ganham desconto de 7% e podem parcelar o valor em 4 ou 7 vezes.

Benefícios: Desconto para sócios do Clube de Criação do Paraná, do Grupo de Planejamento do Paraná e da PRODESIGNPR, para funcionários das empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e para grupos com mais de 3 pessoas. Os descontos são não cumulativos. Consulte a escola.

Informações: (41) 3019-9663, lemonschool@lemonschool.com.br, www.lemonschool.com.br