Artista grega Virginia Romanou em exposição no Solar do RosárioNeste domingo (29), o Solar do Rosário recebe a artista grega Virginia Romanou, que vem a Curitiba especialmente para exibir seu trabalho.

Fundamentalmente uma pintora abstrata, sua obra em preto e cinza tem sido notada internacionalmente. Ela estudou na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Nacional Técnica de Atenas e especializou-se preservação e restauração de ícones bizantinos, afrescos e mosaicos, tendo trabalhado no Museu de Arte Bizantina e Cristã de Atenas. Além disso, também colaborou na produção de peças na Televisão Nacional da Grécia e atuou como Assessora Artística do Teatro Nacional de Atenas. Foi desenhista principal do Teatro Nacional de Atenas e dos teatros municipais de Pireu, Ioannina e Agrinion e do teatro privado de Veaki, fazendo concepção e produção de conjuntos de teatro e figurinos para grandes espetáculos. Nos últimos 35 anos tem exposto seus trabalhos na Grécia e fora dela. Teve seus trabalhos mostrados na antiga Iugoslávia, Polônia, França e Estados Unidos.

“Amante de seu material, Romanou define e explora o espaço, jogando incessantemente com as qualidades ofuscantes da luz. O branco da luz, o escuro da sombra, o vestígio, a escrita, a verificação e a confirmação da existência. O preto é o contrário do branco, o outro nome da luz.”

Euridice Trichon Milsani, Historiador da Arte (Center Georges Pompidou, Paris)


Exposições de Arte

1984: 7 Triennale Internationale de la Scénographie et de Figurino de Teatro, Novi Sad, Iugoslávia.
1986: Exposição Internacional de Cartazes, Varsóvia, Polônia.
1987: 2ª Exposição Internacional de Cartazes, As 100 Melhores Posters do Mundo. Grand Palais, em Paris, França.
1989: 5th International Poster Exhibition, Denver, Colorado, EUA.
1995: Exposição individual de suas pinturas no Zoumboulaki Gallery, Atenas, Grécia.
1997: Participação na exposição “Homenagem a Greco”, Grego National Gallery of Art, em Atenas, Grécia.
2000: Exposição individual de suas pinturas na du Maire VIème Arrodissemant (Câmara Municipal de Saint Sulpice), Paris, França.

Virginia Romanou

Data: 29 de novembro (abertura às 11h) até 13 de dezembro de 2009

Horário: 10h às 19h30 (2ª a 6 ª feira), 10h às 13h30 (sábado) e 10h30 às 14h (domingo)

Local: Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4. Curitiba-PR)

Ingresso: Gratuito